Livro 5: Objetos Cortantes (Gillian Flynn)

Começo dizendo que esse foi o melhor livro que li esse ano, quiçá um dos melhores que li até hoje. E que Gillian Flynn já entrou pra minha lista de escritores favoritos. Acho que isso quer dizer alguma coisa, né?

O livro conta a história de Camille, que retorna à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas. (sinopse retirada do Skoob)

Capa e contracapa do livro.

Capa e contracapa do livro.

Quem já leu Garota Exemplar ou ao menos viu o filme (meu caso), sabe que Gillian Flynn gosta de uma atmosfera sombria e personagens femininas fortes e problemáticas, características que eu me relaciono e me interesso bastante. Não sou fã de personagens certinhos, bonzinhos e que parecem não ter nenhum defeito. Em Objetos Cortantes, personagens assim são muito difíceis de se encontrar. Ainda bem. Todos eles são reais e relacionáveis na medida do possível, algo que vocês já devem ter percebido que me agrada muito.

Objetos Cortantes é um livro forte, intrigante e totalmente viciante! Eu li o livro todo numa livraria (porque, infelizmente livros são caras e a pessoa aqui tá sem dindim) e isso foi muito difícil, porque eu não podia levá-lo pra casa! Me paguei no meio do fim de semana (sábado e domingo não fui ler) sedenta de história porque eu tinha que saber como o livro continuava!!!!!!! Eu entrava na livraria, agarrava meu livro, pedia meu café e só parava de ler porque já tinha ficado tarde e eu tinha que ir embora. Se eu pudesse, dormia no shopping lendo! Sério, ele é muito envolvente, a Gillian usa as palavras dela de forma perfeita pra te agarrar e te fazer ter vontade de saber o que vai acontecer na próxima frase, e na próxima, e na próxima, e na próxima, até você ter lido até o final!

Trecho (incrível) do livro.

Trecho (incrível) do livro.

A personagem principal também é super bem construída. Na verdade, todos os personagens são muito bem construídos e por mais horripilantes que sejam, você consegue entender o motivo de serem assim – o que não significa que você vai gostar deles (eu mesma odiei várias personagens). Mas Camille é impossível de ser odiada. Ela tem tantos problemas que você sente pena dela, e se sente como ela, e se relaciona com ela (ou talvez isso só aconteça comigo). Mas dá pra sentir todas suas sensações e sentimentos a medida que ela vai descobrindo as coisas que andam acontecendo em sua cidade natal e enxergando a verdade por trás de cada personagem. É foda, desculpe o teor da palavra, mas realmente não tenho outra pra explicar melhor o desenvolver da história e o próprio livro. Eu amei muito, mesmo, e talvez seja o primeiro livro sem ser saga (Harry Potter, Jogos Vorazes) que eu tenha lido tão intensamente e que me envolvi tanto com a história. Acho que 5 estrelas é pouco pra Objetos Cortantes, eu daria mil! E tô doida pra ler o próximo livro que a Intrínseca vai lançar dela aqui no Brasil, Dark Places, que logo estreia como filme, protagonizado pela Charlize Theron.

Ah! Dizem por aí que Objetos Cortantes vai virar série. Eu não gostei da ideia. Acho que ele tem tudo pra ser um filme, mas série… Série é longa e precisa de mais material do que existe no livro (George R.R. Martin e suas centenas de páginas tudo bem, mas Objetos Cortantes não pede série). Vão acabar estragando o livro. Quero nem ver! Mas se resolverem fazer um filme, serei a primeira no cinema!

A foto de Gillian Flynn que está na orelha do livro Objetos Cortantes.

A foto de Gillian Flynn que está na orelha do livro Objetos Cortantes.

Objetos Cortantes

Gillian Flynn

Editora Intrínseca

Um pensamento sobre “Livro 5: Objetos Cortantes (Gillian Flynn)

Deixe um comentário

